Página inicial

Campanha em prol das Abelhas Nativas para Conservação da Amazônia é lançada no Amapá

Femêa de Melipona (Melikerria) fasciculata, em flor de Bauhinia sp – var. trepadeira. Fotografia: Julio Pupim

InfoNéctar nº011/2019

Inédita Campanha para salvar abelhas nativa em prol da conservação da Amazônia é lançada por biólogo no Amapá.

A abelhas exercem um importante e e formidável papel ecológico na natureza. No mundo todo, muitas são as iniciativas para a conservação e melhor uso desses insetos.

Na Amazônia, a conservação das florestas tropicais é muito importante. Pois exerce um forte  impacto nos Meios de Vidas das Populações Tradicionais da região, em função dos produtos florestais não-madeireiros como o açaí serem a base da socioeconômia e dependente de polinização. Daí, a importância de ações em prol da conservação das espécies de abelhas, especialmente as sem ferrão por serem muito biodiversas na Amazônia.

A campanha é coordenada pelo biólogo Richardson Frazão,  por meio de sua plataforma de trabalho http://nectarconsultorianaamazonia.org/.  Recentemente a campanha foi lançada em nível nacional  pela Plataforma Kickante para buscar fundos veja aqui, https://www.kickante.com.br/campanhas/abelhas-conservacao-da-amazonia

Trata-se de uma iniciativa pioneira, para a difusão e consolidação de ações em prol da conservação das abelhas nativas sem ferrão da região, em parceria com Comunidades Tradicionais da Amazônia. As estratégias envolvem parcerias com o terceiro setor, governos, prefeituras e a sociedade civil em geral.

As ações da campanha buscam dar sustentabilidade, com aumento do número de colmeias e tendo como meta 3 mil colmeias para produção de mel e manutenção de novas áreas de florestas integradas ao projeto “Abelhas Nativas para Conservação da Amazônia”.

“O impacto é muito positivo ao Meio Ambiente nas dimensões sociais, ambientais e econômicas para o Estado do Amapá e a Amazônia”. Enfatiza Frazão.

Veja os resultados sobre o trabalho com manejo e a criação de abelhas nativas na Amazônia (Meliponicultura), em Comunidades Quilombolas do Estado do Amapá

Recompensas da Campanha

A campanha oferece recompensas pelas doações como lotes de mel de abelhas sem ferrão, realização de oficinas temáticas, diagnósticos para novas áreas, camisetas promocionais da campanha, fotos macro das abelhas nativas e até culinária com mel das abelhas nativas.

A campanha encerra no dia 23/04/2019.

Confira mais detalhes no link abaixo!

https://www.kickante.com.br/campanhas/abelhas-conservacao-da-amazonia

6 thoughts on “Campanha em prol das Abelhas Nativas para Conservação da Amazônia é lançada no Amapá

  • abraçarem está causa e dever de todos

    • Obrigado pelo apoio Cláudio Barbosa!
      Nos ajude a compartilhar a campanha.

      • Richardson, parabéns pela iniciativa. E, sucesso nas ações da campanha, bem como no alcance dos resultados deste importante projeto para sustentabilidade da cadeia produtiva das abelhas nativas na Amazônia.

        • Obrigado Daniel Montagner,
          Nossa missão é consolidar esse projeto no Amapá, e valorizar ainda mais o que temos nas mãos, que é a Amazônia e sua sociobiodiversidade.

  • LENILSON MARCELINO TAVARES

    E ótima ideia sobre o assunto até porque são polinizadores necessários ao aumento de alimentos…

    • Obrigado Lenilson, a ideia esta compartilhada com toda a sociedade!
      Ajude a compartilhar com seus amigos!
      Abraço!

Fechado para comentários.