Página inicial

Mel do Quilombo ajuda na Conservação das Savanas do Amapá

Mel do Quilombo ajuda na Conservação das Savanas, das abelhas e dos modos de vida do Amapá

InfoNéctar nº008/18

atualizado em 12.12.2022

Avaliação das melgueiras. Foto: R. Frazão

“A produção de mel de abelhas sem-ferrão já é realidade na Comunidade de Mel da Pedreira em Macapá-AP, esta atividade ajuda diretamente na conservação da vegetação e das abelhas das Savanas do Amapá e o Desenvolvimento Sustentável em prol das Populações tradicionais da Amazônia ”

A Comunidade Quilombola do Mel da Pedreira localizada a 30 km de Macapá no Amapá, consolida seu ciclo de implementação da Meliponicultura em territórios quilombolas do amapaenses, por meio da criação de abelhas sem-ferrão e a produção de mel na região pela Meliponicultura.

O produto Mel do Quilombo nas mãos de Cirilo Neto (13 anos). Foto: R. Frazão

Em 24 de outubro de 2018 realizamos uma visita a convite dos produtores da Comunidade Mel da Pedreira, que é um quilombo de 600 hectares localizado no entorno de Macapá, para conhecermos mais sobre os resultados alcançados por meio da Meliponicultura na Comunidade.

A liderança da Meliponicultura na comunidade é o Sr. Elizeu Cirilo de Souza, o qual apresentou os resultados alcançados com a organização socioprodutiva da Comunidade Mel da Pedreira no entorno da Meliponicultura (criação de abelhas nativas e sem ferrão da Amazônia).

“Estamos satisfeitos com os resultados até aqui alcançados com a produção, assim como os aprendizados que conquistamos na conservação das abelhas sem-ferrão, do meio ambiente e da segurança alimentar das famílias de nossa comunidade. Conseguimos desenvolver um rótulo para nossas embalagens, mas agora temos a necessidade de um espaço para dar um salto na qualidade da nossa produção de mel”. Enfatizou Elizeu.

Cirilo Neto e seu pai Elizeu Cirilo com o Mel do Quilombo do Mel da Pedreira. Foto: R. FrazãoA sustentabilidade na produção do Mel do Quilombo

A sustentabilidade do trabalho está na diversidade florística encontrada registrada na comunidade, onde as abelhas coletam néctar e pólen. Assim, um estudo da origem floral e territorial do Mel do Quilombo, a partir das espécies de plantas que as abelhas utilizam para produzir o Néctar da Amazônia é muito importante em função da qualidade do mel produzido e da conservação da vegetação no entorno dos Meliponários.

Vejas algumas fotos da vegetação que compõem o entorno dos Meliponários onde estão instalados na comunidade Mel da Pedreira.

Floração da Mangaba na Savana do Mel da Pedreira

Na comunidade de Mel da Pedreira é possível conhecer sua floresta de mangabas, a qual se beneficia dos serviços das abelhas. As flores são polinizadas por abelhas espcialmente Euglossini provavelmente Eulaema nigrita. Este serviço regulatório e permite que as famílias da comunidade realizem o extrativismo dos frutos para produção de polpas utilizadas oara sucos, doces e sorvetes. Confira algumas fotos abaixo que são do acervo técnico de R. Frazão.

Frutos do tucumã

Os frutos do tucumã, p.ex. são coletados pelas crianças para alimentação cotidiana, no período de frutificação, o que apoia também a segurança alimentar e nutricional da população da comunidade do Mel da Pedreira.

Fruticultura nativa das Savana. Foto: R. Frazão 

A Meliponicultura na Escola do campo quilombola

Na escola da comunidade, as crianças têm oportunidade de compartilhar suas experiências a partir da riqueza natural que a região abriga ao despertar também  para as vocações necessárias ao desenvolvimento regional e sustentável com o uso dos recursos naturais.

Cirilo Neto na Escola da Comunidade Mel da Pedreira. Foto: R. Frazão
Cirilo Neto recebe vacina de mel de abelhas sem ferrão. Foto: Envandro Bernard
Cirilo Neto apresenta o Mel do Quilombo

Ameaças as Savanas

O fogo nas Savanas é uma das ameaças as colmeias e meliponários da região. 

Áreas de Savana após o fogo. Foto: R. Frazão

O Mel do Quilombo

A organização socioprodutiva da comunidade Mel da Pedreira,  permitiu, avanços no processo de comercialização do mel de maneira mais organizada, sem atravessadores. Mesmo processado de maneira artesanal, o mel esta acondicionado em embalagens e já possuem um rótulo desenvolvido pelos próprios produtores da Comunidade do Mel da Pedreira.

Produção organizada de mel já é realidade na Comunidade Mel da Pedreira. Foto: R. Frazão

O desenvolvimento sustentável

Este trabalho permite consolidar o Desenvolvimento Sustentável e a conservação dos ecossistemas da Amazônia com apoio direto da comunidades beneficiárias, uso racional das inúmeras espécies de abelhas e de suas florestas são chave para a humanidade.

Considerações

A comunidade passa a ser uma referência na produção de Mel de abelhas sem ferrão no Amapá denominado de Mel do Quilombo, cuja essência é o  Néctar da Amazônia e a origem floral é a vegetação de Savanas nos limites da comunidade;

O mel produzido na comunidade tem inúmeros indicadores de sustentabilidade e conservação das abelhas nesses ambientes, o qual possui uma rica diversidade vegetal e animal”. Enfatiza o biólogo Richardson Frazão idealizador do Programa de Meliponicultura e Biologia da Conservação das Abelhas do Amapá.

O produto pode ser adquirido diretamente na Comunidade Mel da Pedreira ou pelo contato direto com Elizeu Cirilo  (96)991273902 (WhatsApp).

Este trabalho foi idealizado por Richardson Frazão e ao longo de suas etapas de implementação recebeu apoio financeiro do Fundo Amazônia do BNDES na Chamada http://www.fundoamazonia.gov.br/pt/como-apresentar-projetos/chamadas-publicas/projetos-produtivos-sustentaveis/2012.

Por Richardson Frazão, biólogo, mestre em desenvolvimento regional

Conheça mais nosso trabalho!

FRAZÃO, R. F. 2018. Avanços da Meliponicultura apoiam a conservação de abelhas sem ferrão e da flora agroambiental no cerrado do Amapá. Sítio – InfoNéctar nº005/18.
FRAZÃO, R. F. 2018. Sustentabilidade e Sociobiodiversidade das Abelhas na Amazônia. Sitio – InfoNéctar nº004/18

Compartilhe nosso trabalho!

Seja um parceiro da sustentabilidade

Contato -96-99195-5990 –  ric_frazoni@hotmail.com