Página inicial

Abrigos para conservação de Abelhas e Vespas Nativas, são instalados no Espaço Néctar da Amazônia em Macapá no Amapá

Espaço Néctar da Amazônia busca adaptar abrigos para conservação e proteção dos polinizadores na Amazônia Amapaense

Figura 1. Abrigos construídos com refugo de madeira apoiam a conservação de polinizadores no Amapá. Foto: Richardson Frazão

Com a perda acelerada da biodiversidade, especialmente na Amazônia brasileira. Os insetos polinizadores chamam atenção dos pesquisadores e de toda a sociedade, pelo impacto que podem causar na produção de alimentos e no desequilíbrio das relações ecológicas entre os seres vivos no meio ambiente.

Em outubro de 2018 participei do tradicional Encontro Sobre Abelhas que foi realizado em Uberlândia-MG em homenagem ao Dr. Warwick Estevam Kerr e ao Dr. João Maria Franco de Camargo. Na ocasião reencontrei pesquisadores e ambientalistas que trabalham com a conservação e preservação das Abelhas do Brasil. Neste congresso conheci o  belíssimo trabalho de conservação das abelhas, por meio dos abrigos de barro produzidos pela artista e educadora ambiental Adriana Tiba e as macrofotografias do meliponicultor Júlio Pupim, ambos atuam  pelo projeto Abelhas do Brasil.

“Ganhei os primeiros abrigos para as abelhas da Adriana Tiba e fotografias de Julio Pupim, os quais procuramos  instalar no Espaço Néctar da Amazônia em Fazendinha, Macapá, Amapá, assim que retornamos de Uberlândia”. Enfatiza Richardson Frazão

Figura 2. Encontro com o casal de Educadores para Conservação das Abelhas do Brasil Adriana Tiba e Julio Pupim, durante XII Encontro Sobre Abelhas – 2018.

Aprendizados e ensaios

Recentemente em 08/09/2019, buscamos confeccionar abrigos feitos de sobras de madeira, com apoio da Ana Laura Frazão e do Guarda Parque Nerivan Silva, que nos ajudou na confecção das peças em madeira no seu ateliê na APA da Fazendinha em Macapá-AP.

 

Figura 3. Visita ao ateliê de Nerivan da Silva na APA da Fazendinha na esquina do Rio Amazonas com o Igarapé da Fortaleza
Figura 4. Instalação dos abrigos para insetos no Espaço Néctar da Amazônia. Self: Richardson Frazão e Ana Laura Frazão.

Primeira ocupação dos abrigos

Hoje 22/09/2019 pelo Equinócio do Meio Mundo, e um forte verão na Fazendinha, Macapá, Amapá, registramos a chegada do primeiro habitante de nosso “hostel de insetos” no Espaço Néctar da Amazônia. Trata-se de uma vespinha, que buscou conhecer melhor seu novo abrigo.

Esperamos a chegada de outros insetos especialmente das abelhas, pela sinergia e valor que temos a esses admiráveis seres vivos.

Conservação das Abelhas Nativas sem Ferrão da Amazônia

Temos observado também que colônias de outras espécies de abelhas nativas, tem buscado abrigo na estrutura de nossa casa, como as recém chegadas abelhas mosquitos Plebeia spp.

Figura 5. (A) Conjunto de abrigos para insetos e (B,C e D) ninhos de abelhas Plebia spp no Espaço Néctar da Amazônia em Fazendinha, Macapá, Amapá. Mosaico: Richardson Frazão

Nossos Agradecimentos para:

Adriana Tiba e Julio Pupim pela doação de nossos primeiros abrigos, o que incentivou o projeto.

Ana Laura Frazão pelo presente de aniversário na confecção da prateleiras de madeira para o abrigo dos insetos.

Ao Nerivan da Silva pela confecção dos abrigos em peça de madeira.

Ao Espaço Néctar da Amazônia!

Sejam Bem Vindos!

Conheça mais nosso trabalho aqui na Amazônia!

Compartilhe nossos posts.

Obrigado!