Página inicial

Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha é inaugurada em Mel da Pedreira, Macapá, Amapá

31/12/2022

No dia 30/12/2022 ocorreu a entrega da Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha na Comundiade Quilombola de Mel da Pedreira em Macapá, Amapá. O apoio a cadeia de valor do mel de abelhas sem-ferrão (Meliponicultura) foi anunciado em março/2022 pelo governador Waldez Gões para fortalecer a bioeconomia no Amapá e na Amazônia.

Governado Waldez Góes em visita a Comunidade de Mel da Pedreira junto ao biólogo Richardson Frazão (março/2022)

A cerimônia de inauguração contou com a presença de lideranças quilombolas e de comunidades do entorno do Quilombo do Mel da Pedreira, presidida pelo presidente da associação Jacob Souza, com  Janer Gazel (Secretário de Desenvolvimento Rural /SDR), Alvaro Dias (diretor da DIAGRO), Joel Borges (SEAFRO) e  representante do Dep. Jesus Pontes.

A Casa do Mel de Mel da Pedreira dará mais qualidade a produção do mel das abelhas sem-ferrão, ao fortalecer a Meliponicultura no Amapá, mas também, poderá beneficiar mel de apicultores para consolidar o papel da Unidade de Beneficiamento e ampliar a orferta do produto com mais qualidade ao mercado local e regional. Desde 2015 essa Unidade foi projetada mas não havíamos tido sucesso na sua implementação por falta de recursos“. Enfatiza Richardson Frazão consultor e resposável técnico do projeto. 

Governador do Amapá Waldez Gões e o secretário Eduardo Tavres em visita ao Meliponário de Mel da Pedreira (março/2022).

Apresentação do mel e sua embalagem levam em consideração a conservação da savana-amazônica (cerrado) que abriga uma rica fauna de abelhas sem-ferrão e uma flora  rica em néctar, que é o principal bioinsumo utilizado pela abelhas para prduzir o Mel do Quilombo.

Pote de mel de 240 ml com a nova embalagem do Mel do Qulombo
Nova embalagem para o mel de abelhas sem-ferrão do Mel da Pedreira

Para Alvaro Dias  “a certificação de produtos como o mel esta na missão da DIAGRO, a qual vem acompanhando o processo técnico iniciado pela AMORQUIMP para obtenção do registro da Casa de Mel em Mel da Pedreira a partir de S.I.E (Selo de Inspeção Estadual) essa etapa vai permitir que a Associação busque um SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção) que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e assim, comercializar para todo Brasil” enfatiza o diretor. 

Presidente da AMORQUIMP Jaco Souza em cerimônia de entrega da Casa do Mel

Na visão do secretário  Janer Gazel “esse projeto fortalece e consolida um conjunto de investimentos realizados pela SDR para agricultura familiar desenvolvida em Mel da Pedreira com investimentos do Estado na gestão do Governo Waldez Góes, que a partir do dia 01/01/2023 será o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional do Governo Lula”

Richardson Frazão e Janer Gazeel

Para o presidente da AMORQUIMP Jacob Souza “a obra da Casa do Mel permite melhorar toda a produção de mel da comundidade e homenagear em vida o patriarca pioneiro na produção de mel da comunidade Sr. Alexandre Souza é um sonho realizado e seguirá para a vida toda”   enfatiza o presidente. 

Richardson Frazão e Jocob Souza

Para Elizeu Cirilo “a Meliponicultura tem proporcionado muitas transformações no Quilombo do Mel da Pedreira especialmente na conservação do meio ambiente com a produção de mel pelas abelhas” enfatiza Elizeu

 

Elizeu Cirilo liderança e técnico em Meliponicultura em Mel da Pedreira

 

Feliza Ano Novo!

Richardson Frazão, biólogo, mestre

CEO da Néctar, Pesquisador associado ao IEPA

Confira mais informações sobre o SISBI!