Conheça a Trilha do Mel das Abelhas Nativas Sem Ferrão do Amapá
“No final da trilha você encontrará um pote de mel para salvar a Amazônia”
Richardson Frazão, biólogo
Marcelo de Sá, guia de turismo
Pelo dia do Turista!
Apresentação
O Amapá possui uma biodiversidade ímpar, ainda muito pouco empreendida quanto aos aspectos do Ecoturismo de Base Comunitária, Turismo Ecológico e Científico.
Indicadores econômicos desta rede de negócios da floresta, apontam que o turismo de observação da biodiversidade, especialmente de aves p. ex. movimenta mais de 40 bilhões de dólares em países desenvolvidos como USA.
O Brasil possui 20% da biodiversidade do planeta. E a Amazônia representa um dos maiores ativos da biodiversidade brasileira para o Turismo Nacional e Global, enfatiza Marcelo Sá da Guia Norte Turismo.
Contexto do Mel das Abelhas Nativas no Ecoturismo
Na organização de novos roteiros para o ecoturismo no Amapá, Marcelo de Sá, busca empreender com o projeto “Roteiro dos Méis de Abelhas Nativas Sem Ferrão do Amapá”, desenvolvido em parceria com biólogo Richardson Frazão, CEO da Néctar.
Esta é uma iniciativa que busca fortalecer e vivenciar uma experiência com a biodiversidade das abelhas sem ferrão da região, especialmente pelas variedades de mel, que as flores da Amazônia proporcionam.
“Vamos iniciar por Macapá e em seguida integrar esta parceria com outras comunidades da região” enfatiza Marcelo.
Conheça as espécies de abelhas sem ferrão manejadas no Amapá!
O Néctar da Amazônia
As flores da Amazônia produzem Néctar da Amazônia, coletado pelas abelhas para produzirem um mel delicioso e de sabor único!
A produção do mel de abelhas nativas sem ferrão, denominada de Meliponicultura, é praticada por comunidades tradicionais da região. Assim, a comercialização do mel permite a autonomia das famílias envolvidas na produção ao envolver comunidades quilombolas, agricultores agroecológicos e pesquisadores.
“Isto tem permitido, além da ciência cidadã e participativa, um conhecimento da gastronomia das comunidades e a vivência dos modos de vida tradicionais, com a valorização dos diversos ambientes florestais do Amapá, como o Cerrado e a Floresta Amazônica” enfatiza Richardson Frazão.
Conheça os Meliponários
Meliponário do Bioparque da Amazônia
É um Meliponário instalado em um Bioparque, no Município de Macapá sob gestão da Prefeitura de Macapá.
Clique no banner e conheça mais detalhes da iniciativa!
Meliponário do Espaço Néctar
É um espaço de integração das abelhas ao permitir conhecer bem de perto esta iniciativa pioneira no Amapá e na Amazônia!
No Espaço Néctar, apresentamos o conceito da Meliponicultura, o modelo de um Meliponário, para manejo, criação de abelhas sem ferrão, ao enriquecer a Vivência com as abelhas e seus subprodutos como mel, cera e os serviços ambientais ecossistêmicos. Desta maneira detalhamos os objetivos do Roteiro para você aproveitar ao máximo sua visita.
Degustação de Mel direto da Melgueira
Confira mais detalhes abaixo!
Evento – Oficina de Meliponicultura pela Campanha Abelhas Nativas para Conservação da Amazônia
Meliponário na Comunidade do Mel da Pedreira – Néctar das Savanas do Amapá
O Mel produzido na comunidade do Mel da Pedreira, é produto do sociobiodiversidade da Amazônia!
No Quilombo do Mel da Pedreira, localizado em área rural do Município de Macapá-AP. A Meliponicultura, é destaque na Comunidade. Este possui um dos maiores meliponários da região, estruturado com mais de 400 colmeias em processo de produção de mel.
Temos a possibilidade de fazer a coleta do mel juntos com os comunitários, trilhas pelo cerrado, passeio de canoa, observação da fauna e flora, gastronomia regional.
Meliponário no Mundo das Plantas
Trilha do mel lava ao pote de mel do conhecimento!
Confira a Live com Marcelo de Sá pelo dia do Turismo
Toda essa experiência é com Marcelo de Sá da Guia Norte Turismo!
Contatos
+55 96 8402-8088