Evento – Formação em Meliponicultura é realizada para estudantes de Agronomia da UEAP Campus Território dos Lagos norte do Amapá
Por Richardson Frazão
Foi realizada a Primeira Semana do Engenheiro Agronômo – I SEAGRO (10 a 12/10/2022) pela Universidade do Estado do Amapá – UEAP Campus Território dos Lagos no município de Amapá ao norte do Estado do Amapá. O evento buscou não somente comemorar o dia do Eng. Agronômo mas promover a integração entre acadêmicos, produtores rurais, meliponicultores, apicultores, pesquisadores, professores e também as crianças do município de Amapá. Isso porque, o dia do Eng. Agronômo 12/10 é também comemorado o dia das crianças.
O curso de Meliponicultura (criação e manejo de abelhas sem-ferrão) foi facilitado pelo biólogo e mestre Richardson Frazão (CEO da Néctar Consultoria). O curso ocorreu nos dias 10 a 14/10/2022, durante a programação do I SEAGRO e foi planejado em duas etapas, onde a teórica ocorreu nas dependências da UEAP e a parte prática no Campus de práticas agronômicas, onde é realizada ExpoTech do Município de Amapá com a implantação de Unidade Demonstrativa de Meliponicultura.
Para a realização desse curso a parceria institucional do SENAR-AP, foi fundamental para que a meliponicultura estivesse presente nesse primeiro evento da Semana do Agronômo. “Isso marca a atuação do curso de agronomia na região” como enfatiza a coordenadora do I SEAGRO professora Dra Alana Soares. Também estiveram presentes instituições como SETEC, SEBRAE, EMBRAPA, RURAP e a Preitura de Amapá, confira a programação completa aqui! I SEAGRO_UEAP_AP !
Para o gerente técnico do SENAR-AP Valdinei Gomes “Os cursos promovidos e apoiados pelo SENAR-AP sempre buscam valorizar as práticas desenvolvidas por profissionais e instituições que atuam fortemente na consolidação da produção do campo na região, seja com a agricultura familiar e por produtores organizados em instituições como sindicatos, cooperativas e associações. Nosso apoio junto a UEAP Campus Territórios do Lagos no município de Amapá é incentivar capacitação dos estudantes para serem multiplicadores na formação dos produtores e a assistência técnica com a formação de profissionais agronômos para o desenvolvimento da região” enfatiza Valdinei Gomes.
Para a coodenadora do I SEAGRO professora e Dra Alana Soares “Esse primeiro seminário foi muito rico, onde aprendemos muito sobre todas as experiências apresentadas e sem dúvida as abelhas sem-ferrão no contexto da produção de mel, na polinização das culturas desenvolvidas no município e todos os produtos derivados da atividade despertou novas reflexões para nossos acadêmicos. Eles estão buscando novos conhecimentos para a sua formação e inserção no mercado de trabalho. Temos o açaí que demanda a polinização das abelhas para aumento de frutos onde nossos produtores podem também aumentar a renda com a produção de mel e nossos egressos podem dar assitência técnica e desenvolver novos projetos de maneira integrada com as abelhas” enfatiza a professora Alana.
Indicadores de Resultados
- 15 pessoas capacitadas sendo 13 estudantes de agronomia e 2 meliponicultores para serem os multiplicadores da experiência na região;
- 1 meliponário implantado com 6 colmeias sendo 3 matrizes povoadas da espécie Melipona compressipes (Uruçu Cinzenta);
- 40 horas de capacitações em Meliponicultura;
- 2 meliponicultures mapeados localmente;
- 20 colmeias mapeadas de posse dos meliponicultores;
- 1 representante da associação de produtores de mel do municipio de Amapá capacitado;
- 1 apresentação geral sobre as abelhas para 100 pessoas no auditório do evento I SEAGRO na UEAP;
Anexos Fotográficos do Curso
Ótimo curso!meus parabéns ao professor Richardson Frazão, que nos proporcionou um vasto conhecimento que somada a dedicação só temos a ganhar. Assim podemos expandir a atividade junto a população local.