Página inicial

Gestão – Néctar faz 1ª entrega de mel das Abelhas Sem Ferrão safra 2019 no Amapá

Secretário Daniel Montagner recebe lote de mel das abelhas sem ferrão das Savanas do Amapá por Richardson Frazão, idealizador da iniciativa na região.

Realizamos na manhã desta quarta-feira (24/07/2019), a entrega do 1º lote de mel de abelhas sem ferrão das Savanas do Amapá. O mel é oriundo da safra de 2019 e com apoio da plataforma colaborativa da Néctar, tem buscado conectar os produtores da Comunidade de Mel da Pedreira com os consumidores do produto no Amapá.

O lote foi adquirido como recompensa da Campanha em prol das Abelhas Nativas e Conservação da Amazônia, ao permitir avançarmos no Desenvolvimento Sustentável da Meliponicultura na região. O mel é produto do trabalho com a Comunidade Quilombola do Mel da Pedreira localizada a pouco mais de 30 km de Macapá.

Nosso cliente especial foi o Sr. Daniel Montagner, atualmente Secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá – SDR, que adquiriu seu lote antecipado e que agora recebe em mãos o produto.

“Estamos avançando na expansão do número de colmeias no campo para aumentarmos a produção a cada ano. O uso das ferramentas digitais com apoio da internet, nos permite sensibilizarmos um público cativo aos produtos da sociobiodiversidade do Amapá e nesse caso, o Mel das Abelhas sem ferrão representa um produto chave”. Enfatiza Richardson Frazão, biólogo, pesquisador e coordenador da Néctar Consultoria. 

Nossa plataforma colaborativa Néctar, agradece a aquisição do lote, pois permite melhorarmos a conexão entre produtores, consumidores que tenham interesse nesse produto da Amazônia amapaense.

O produto está sendo comercializado de maneira artesanal, onde também buscamos fortalecer os processos produtivos, para ampliarmos a escala de produção no Amapá. Assim, estamos trabalhando para melhorarmos a escala de produção com apoio de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional da Amazônia.

Perspectivas e Cenários

Uma das etapas é a inserção do selo Arte Amapá com apoio da Agência Amapá. 

Recentemente a Meliponicultura foi diagnosticada no Amapá pelo RURAP (órgão de extensão rural), onde apontou a necessidade de fortalecimento da produção de mel tanto pela Apicultura como a Meliponicultura em função de serem atividades que mantém ocupação, trabalho e renda na zona rural especialmente com a participação de mulheres chefes de famílias.

Um dos desafios é fortalecer a organização social e ampliarmos as ações integradas e articuladas com a fruticultura, especialmente com o açaí ao impactarmos pelo menos 200 famílias no Amapá.

Como adquirir o produto?

Novas aquisições de mel poderão ser realizadas diretamente com a Comunidade Mel da Pedreira com o Sr. Elizeu Cirilo ou com a Néctar (confira os prazos de entrega do produto).

Obrigado!