Néctar da Amazônia Ltda, nº01
Meliponicultura e Açaicultura na Amazônia
A empresa Néctar da Amazônia Ltda, tem seu DNA voltado as atividades produtivas sustentáveis especialmente a Meliponicultura Sustentável, integradas com florestas agroprodutivas dentro do conceito de agroflorestas alimentares.
Em 2009 a empresa foi destaque no Salão de Eventos em Manaus-AM ao apresentar seu Plano de Negócios sobre a produção de mel selvagem de abelhas sem ferrão em escala e valor agregado para a Amazônia.
Em 2016 a empresa investiu em P&D para uma reformulação do seu Plano de Negócios, este integrado as superfrutas da Amazônia açaí, cacau, cupuaçú, graviola, entre outras por meio da implantação de Meliponários Estratégicos. Estes por sua vez, integram nosso Programa Meliponômetros, especialmente pelos serviços regulatórios de polinização por espécies de abelhas em seus ambientes naturais. O benefício das abelhas, além dos subprodutos mel, cera, própolis, é a polinização para a produção de frutos mais saudáveis e assim atender a humanidade regional.
No açaí da Amazônia (Euterpe oleraceae) tal como no da Mata Atlântica (Euterpe edullis), as abelhas nativas e sem ferrão sãos as que desempenham um papel regulatório importante de polinização. Segundo dados da EMBRAPA/CPATU estima-se um aumento de até 40% na produção de frutos. A diversidade de polinizadores é conhecida pela ciência. A riqueza de espécies de abelhas sem ferrão associada, as flores do açaí em áreas de florestas primárias na região centro-oeste do Amapá, é composta de pelo menos 20 espécies de abelhas sem ferrão, que se beneficiam das flores dessa palmeira para obtenção de recursos pólen e néctar (Frazão et al., 2010).
Sobre a colheita dos frutos, uma inovadora tecnologia foi lançada para a colheita dos cachos ao buscar melhores práticas na extração e beneficiamento. Trata-se de um apanhador manual acoplado a cabos de metal, os quais tem estrutura para a escalada por roldanas e engates ao facilitar o corte e descida dos cachos. Veja o link e conheça essa tecnologia.
Desta maneira a Meliponicultura é uma poderosa ferramenta tecnológica e sustentável para a fruticultura regional, especialmente nos açaízais da região, onde também carece de inúmeras inovações frente a milenar Apicultura.
Em 2019 a Néctar da Amazônia LTDA tem buscado ampliar suas parceria para a Meliponicultura no Amapá, juntamente com a Cadeia Produtiva do Açaí, por serem atividades intimamente relacionadas para o Desenvolvimento Econômico e Regional do Amapá.
Referência Bibliográfica
FRAZÃO, R. F.; DA COSTA, A. J. S; VILHENA, P. S.; VILAR NETO, S. C. Abelhas Sem Ferrão Visitantes das Flores do Açaí (Euterpe oleracea Mart.) na Floresta Nacional do Amapá, Amapá, Brasil. In: IX Encontro sobre Abelhas, 2010, Ribeirão Preto-SP.
PICANÇO, A. E. DE L. Guia Prático para o Manejo de Açaí (Euterpe oleracea Mart.) no Arquipélago do Bailique, Amapá. ACTB – Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique, Arquipélago do Bailique – Macapá, Amapá.
Links
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2009037/polinizacao-do-acai-pode-aumentar-a-producao
Sucesso no seu empreendimento amigo!!