Página inicial

Néctar da Amazônia Ltda, nº02

Expansão de Meliponários é estratégia de sustentabilidade para Meliponicultura no Amapá

 Por Richardson Frazão*,

*Biólogo, mestre, socioapidólogo,  empreendedor na Meliponicultura, sócio diretor da Néctar da Amazônia Ltda

“Abelhas sem ferrão manejadas para a produção de mel passam a ser oportunidade em chácaras, sítios, fazendas, agricultores, produtores rurais e paisagismo. Com a implantação de meliponários estruturados a produção do mel Néctar da Amazônia em escala comercial no Amapá passa a ser viável”.

Palavras-chave: abelhas sociais, conservação, criação de abelhas, biodiversidade, Amapá

A meliponicultura é uma atividade das mais novas na Amazônia, pouco mais de 50 anos. Uma potencia selvagem da produção de um mel inigualável em todo mundo. Por que? Por que ele pode ser produzido em escala de valor agregado, pelo uso sustentável da maior floresta tropical do Mundo a Floresta Amazônica, ao completar o ciclo pelos serviços da polinização das abelhas as flores das plantas frutíferas de nossa região, com aumentos de 40% na produção dos frutos especialmente no açaí. A meliponicultura integrada a açaicultura é uma prática ainda recente e muito oportuna.

A sustentabilidade desta jovem atividade carece ser organizada para que, dúvidas aos empreendedores, sejam sanadas. Os principais mercados estão direcionados a chefes de Cozinha entre outros empreendimentos do segmento gastronômico e da culinária regional. O segmento de cervejas artesanais e bebidas como hidromel, são atrativos a este produto. Recentemente os serviços ambientais de polinização das superfrutas da Amazônia tem sinergia para expansão da meliponicultura na região.

O sucesso da Meliponicultura em escala  empresarial mínima esta associada ao volume de colmeias em manejo, a quantidade do mel coletado, a qualidade do mel pela sua composição floral e o seu beneficiamento. É importante ao empreendedor da Meliponicultura compreender os elos que compõem as etapas desta atividade, ao adquirir conhecimentos básicos sobre as técnicas de criação, a gestão ambiental ao plano de negócios  quando o interesse for o mercado consumidor amplo.

Para dar mais agilidade a implementação de projetos em escala comercial, após superarmos os gargá-los de obtenção e regulamentação das  matrizes (ver CONAMA 346).  A melgueira é o componente estratégico da consolidação, a qual faz parte da estrutura da colmeia e representa a peça principal na engrenagem da Meliponicultura empreendedora. A introdução das melgueiras para a produção de mel em escala mínima  para 1 tonelada se alcança com pelo menos 250 colmeias matrizes.

O Programa Meliponômetro da Néctar lançado em junho de 2017, tem o compromisso empresarial e socioambiental de implementar em parceria com steakholders. Estes em sinergia a produção de mel via  a Meliponicultura. Nossa meta para os próximos 3 anos é instalarmos um conjunto de 5 mil  matrizes em 30 meliponários  estabalecidos até 50 km de raio de Macapá e 100 km de nosso Pólo de Estudos em Fazendinha-AP na sede da Néctar da Amazônia.

Nosso protocolo de manejo, conservação para a produção de mel de abelhas sem ferrão desenvolvido, assegura uma produção mínima de 3 toneladas de mel com a implantação de 1000 colmeias distribuídas  a cada conjunto de 4 meliponários com pelo menos 250 colmeias cada. Para instalação dos meliponários é necessário uma avaliação ambiental das áreas ao compor o sucesso das instalações.  Em nosso protocolo de Meliponicultura priorizamos as florestas primárias, as agroflorestas em manejo sustentável, os  plantios agrícolas respeitando a legislação de qualidade do setor, as florestas comunitárias de açaí, cacau, castanha da Amazônia entre outras.  Veja nossa Programação. Clique aqui!!

Expansão de Meliponários Néctar da Amazônia

Nossa tecnologia já alcança o público internacional, por exemplo, os Franceses que moram em Macapá tem buscado a formação para empreenderem na Meliponicultura no Amapá em florestas na Guyana Francesa. O manejo das colmeias é realizado individualmente e os cuidados no meliponário são básicos, porém importantes.  As orientações técnicas são seguidas e Didier tem interesse em todos os subprodutos das abelhas sem ferrão especialmente mel e hidromel.

Entre em contato e seja parceiro!!!

ric_frazoni@hotmail.com

96-91155990 whatssap