Página inicial

Néctar da Amazônia Ltda, nº03

A empresa Néctar da Amazônia Ltda implantará a primeira Agrofazenda de Meliponicultura Sustentável no cerrado do Amapá

 

 Por Richardson Frazão*,

*Biólogo, mestre, socioapidólogo, empreendedor na Meliponicultura, sócio diretor da Néctar da Amazônia Ltda

“Por ser viável e ser de baixo impacto, a produção do mel Néctar da Amazônia em escala comercial passa a ser empreendida de maneira organizada no Amapá. A empresa Néctar da Amazônia Ltda é pioneira no ramo e busca empreender no médio e longo prazo para viabilizar o mel Néctar da Amazônia e manter florestas em pé para as próximas gerações, ao comercializar os produtos no conceito de negócio verde”

Uma área de 80 hectares será impactada positivamente ao receber o maior meliponário do Amapá e um dos maiores da Amazônia, com pelo menos 3 mil colmeias de abelhas sem ferrão. Estas visam produzir um mel inigualável o Néctar da Amazônia do cerrado do Amapá em escala comercial. Trata-se de um projeto inovador coordenado pelo experiente biólogo e empreendedor da meliponicultura Richardson Frazão do Amapá, considerado o estado mais preservado do Brasil e um dos mais pobres em desenvolvimento rural.

A primeira Fazenda de Meliponicultura Sustentável Agronéctar da Amazônia possui uma área de 80 hectares, com a representação de diferentes ambientes, como florestas de galeria, veredas e o cerrado, o mais ameaçado. Nos limites da fazenda sustentável serão implementadas agroflorestas ao integrar a fruticultura regional aos serviços de polinização das abelhas sem ferrão da região.

“O cerrado é dos ambientes que vem sofrendo um grande impacto quanto ao desmatamento para agricultura de grãos e por queimadas. Há uma perda das abelhas nesse ecossistema e é necessário o quanto antes avaliarmos o potencial desse ambiente para outras atividades de maneira sustentável como a criação de abelhas sem ferrão via Meliponicultura. Isso nos permite fortalecer o valor sustentável dos elementos da sociobiodiversidade que compõem o cerrado do Amapá como proposta de negócio verde”.

A proposta visa estruturar um dos maiores meliponários de criação em escala comercial na Amazônia brasileira, especialmente no ambiente de cerrado do Amapá. Para isso a em empresa Néctar da Amazônia Ltda dirigida pelo biólogo Richardson Frazão, visa além de empreender na Meliponicultura Sustentável fortalecer a atividade no entorno da propriedade ao transferir a tecnologia de manejo das espécies, ao implementar um Centro de Formação e compor uma APL da Meliponicultura no Cerrado.

O cerrado do Amapá tem ótimo potencial para 10 mil colmeias de abelhas via Meliponicultura, ao beneficiar mais de 100 famílias, com o incremento de renda no campo. Até o momento as iniciativas desenvolvidas para a região não seguiram para o lado empreendedor desta nobre atividade, daí a oportunidade de preencher esta lacuna com um trabalho organizado ao visar metas viáveis e de produção em escala mínima.

Nos últimos anos comunidades quilombolas do Cerrado do Amapá como Mel da Pedreira, São Pedro dos Bois, Ambé, São Tiago, Curiaú, Curralinho entre outras receberam ações do Projeto Mel da Mata e do Néctar da Amazônia de iniciativa do já extinto  Núcleo de Estudos Científicos e Tecnológicos sobre Abelhas Regionais o NECTAR/UNIFAP como proposta de extensão em parceria com as associações de produtores. Estas comunidades possuem grande potencial ao manejo de pelo menos duas espécies de abelhas sem ferrão a tiúba rozilha (Melipona compressipes) e a uruçú amarela (Melipona fulva) ambas de ampla ocorrência no cerrado do Amapá.

Assim, espera-se fortalecer uma rede de meliponicultura empreendedora no Amapá, capitaneada por atores locais como estratégia regional comercial e de apoiar a iniciativa global frente as ameaças de perda dos polinizadores que afetam a agricultura. A produção de frutos como é o caso do açaí (Euterpe oleraceae) é importante por alcançar um aumento de 40% dos frutos com a presença destas abelhas. O projeto da Fazenda Agronéctar da Amazônia entra na fase de implantação para receber as matrizes e em seguida o licenciamento segundo as diretrizes da CONAMA 346.

Para maiores informações entre em contato pelo whatssap 096-99115-5990 ou pelo e-mail ric_frazoni@hotmail.com .

Compartilhe esta iniciativa de empreendedorismo verde !!!

2 comentários sobre “Néctar da Amazônia Ltda, nº03

  • Bom dia amigo, bela iniciativa com as meliponas e grande incentivo às comunidades quilombolas na produção de mel. Grande trabalho amigo.

    • Obrigado Ajacson Ramos! Vamos seguir para a Polinização Socioambiental seja nosso parceiro.
      Abraço!

Fechado para comentários.