Gestão Socioambiental – Conheça o trabalho da Associação Nossa Amazônia
Quem é a Associação Nossa Amazônia – ANAMA?
A Associação Nossa Amazônia – ANAMA, é uma entidade do terceiros setor se fins lucrativos. Sua sede de trabalho é compartilhada com Escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC, localizada na Comunidade do Carvão no Município de Mazagão – AP.
Tem na sua missão ser uma entidade de caráter técnico com foco na sociobiodiversidade e educação no campo, atuando no território sul do Estado do Amapá e nas Ilhas Estuarinas onde alcança os municípios de Afuá e Gurupá no Estado do Pará.
A ANAMA foi fundada em 2017 e surge na tentativa de organizar uma plataforma de trabalho socioambiental e cooperativo, voltada ao desenvolvimento territorial especialmente no sul do Amapá.
O sustentáculo desse processo é a Sociobiodiversidade das comunidades Amazônicas e a Educação no Campo, com apoio estratégico da Escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC e por meio da Associação Escola Família Agroextrativista do Carvão – AEFAC.
O território de trabalhos da Associação Nossa Amazônia
No território de atuação da Nossa Amazônia, a floresta de várzea forma a típica paisagem florestal da região, com predominância de açaizais delineando as matas ciliares, juntamente com aningais e buritizais, além de, um conjunto de biodiversidade comum no estuário amazônico.
Nosso foco de ações
O foco das ações são os produtos da sociobiodiversidade, onde o açaí foi elencado como produto mais importante. Isto se deu em função da sua cadeia de valor do fruto representar atualmente montantes financeiros altos alcançando estimados 3 bilhões de reais na economia brasileira.
Também avaliamos impacto direto na vida de 100% das famílias associadas a Escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC em seu território de atuação.
Este território por sua vez, abrange dois estados Amapá e Pará. Onde os municípios atendidos do Amapá são: Macapá, Mazagão, Santana e Vitória do Jari). Já os municípios atendidos do Estado do Pará são Afuá e Gurupá.
As ações impactam um total de 37 comunidades e 99 famílias com pelo menos 150 alunos matriculados na instituição em 2019.
Quem participa?
Inicialmente onze instituições constituem o arranjo com a Associação Nossa Amazônia – ANAMA. Também já possuímos uma rede apoiadores que alcança treze instituições de abrangência estadual, regional, nacional e internacional. Novos modelos de parceria são discutidos periodicamente.
Quais Eixos de Desenvolvimento?
1. Educação no Campo – Plano Político Pedagógico da EFAC em execução
2. Cadeias de Valor da Sociobiodiversidade – Açaí (inicialmente no território das famílias associadas a EFAC)
3. Temas transversais – iniciação científica, tecnologias verdes e extensão universitária (SDR, RURAP, UEAP, UNIFAP, EMBRAPA, NÉCTAR CONSULTORIA)
Onde ocorrem as atividades?
Os encontros e atividades ocorrem na sede da EFAC, onde a ANAMA possui uma sala técnica para dar suporte aos ações territoriais.
Vista do Território da Escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC
Principais Parceiros
As parcerias estão sendo estabelecidas na ocasião das sinergias especialmente sobre as cadeias de valor e educação.
Resultados Esperados
1. Organização socioprodutiva
Organizar as famílias associadas a EFAC para explorar de maneira sustentável e melhorar as boas práticas na extração e comercialização do açaí como produto chave da economia regional.
As capacitações buscam fortalecer a gestão ambiental e a produção, onde estão previstos a implementação de um ciclo de boas práticas para consolidar canais de comercialização do fruto e fortalecer a Educação no Campo, junto a EFAC.
Arranjos organizados tem sido desenvolvidos pela cooperativa AMAZOMBAI no Bailique, o que possibilita ampliar a rede boas práticas no manejo e extração de açaí.
2. Integração Abelhas Nativas e Açaicultura
As abelhas nativas tem sido foco da sociedade pelo impacto positivo que causam a fruticultura brasileira. No caso do açaí as abelhas desenvolvem um papel formidável em função da capacidade de visitar e polinizar as flores da palmeira do açaí.
O uso de tecnologias simples para fortalecer a produção de frutos deve levar em consideração a necessidade de ter polinizadores autóctones para que esse serviço regulatório não seja deficitário em áreas de manejo e cultivo da palmeira em toda a Amazônia.
A Néctar Consultoria vem promovendo a difusão de integração açaí e meliponicultura para manter a conservação das abelhas nativas a serviço da agricultura.
3. Meio Ambiente e belezas naturais
O uso sustentável dos recursos naturais do território das comunidades tem sido um tema central da ANAMA, para fortalecer políticas públicas para a região.
Contatos
associacaonossaamazonia@gmail.com
Curta nossa no facebook!
https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Nossa-Amaz%C3%B5nia-1178889492259352/
Créditos