Mel das Abelhas nativas da Amazônia, é degustação saúde para as crianças na visita ao Bioparque da Amazônia em Macapá no Amapá
Pelo dia nacional das abelha!
Richardson Frazão, biólogo, me
Apresentação
Nesse post, relatamos a primeira visita guiada pelos Guardas Parques no Bioparque da Amazônia em Macapá no Amapá. Os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Dias Tomas, localizada no Distrito de Fazendinha. Estes foram acompanhados do professor Marinho Pereira de Oliveira, e tiveram uma aula com os elementos naturais apresentados durante a visita dos alunos ao Bioparque da Amazônia. Este espaço público é administrado pela Fundação Parque Zoobotânico de Macapá e Prefeitura do Município Macapá. O mesmo estará oficialmente aberto a sociedade no dia 25 de outubro de 2019 quando será inaugurado.
Realizamos um ensaio educativo com a apresentação das Abelhas Nativas da Amazônia, onde também foi possível a degustação de mel pelos alunos durante a visita ao Meliponário do Bioparque da Amazônia. O tema das abelhas nativas tem como finalidade fortalecer a Educação Ambiental e acesso ao conhecimento sobre as abelhas de nossa região ao buscarmos sensibilizar para conservação e o uso sustentável. Enfatiza o biólogo Richardson Frazão (CEO da Néctar).
Confira ao final do post como conhecer o Bioparque da Amazônia em Macapá no Amapá!
Como foi a visita?
No dia 30/09/2019, recebemos os alunos no meliponário do Bioparque da Amazônia, foi uma manhã deliciosa na sombra das árvores centenárias, onde foram apresentadas as Abelhas Nativas Sem Ferrão e o trabalho de manejar estas abelhas em colmeias denominado de Meliponicultura.
No Bioparque da Amazônia, são manejadas as três principais espécies de abelhas sem ferrão produtoras de mel daqui da região. A discussão com os alunos foi sobre a importância e ameaças das abelhas no meio ambiente e o impacto para a sociedade.
Nossa primeira pergunta após as apresentações foi:
Quem gosta de mel levanta do braço?
Percebi que estávamos diante de um seleto público consumidores de mel e de açaí (risos), um grande momento de aprendizagem, em um ambiente digamos perfeito para compartilharmos conhecimentos sobre as abelhas nativas da Amazônia e falarmos da importância desses insetos para a vida do planeta. Também abordamos as ameaças sobre as abelhas nativas, como os agrotóxicos, os desmatamentos, as queimadas. Mas também falamos sobre as oportunidades com a produção de mel e da vida que as abelhas ajudam nas florestas, ao realizarem o trabalho de polinização para a produção de frutos, que ajudam na alimentação dos animais que o Bioparque da Amazônia abriga, e é claro o próprio homem.
A biodiversidade das abelhas nativas no Bioparque da Amazônia
Encontramos várias espécies de abelhas nativas sem ferrão, estas nidificam em árvores no interior do Bioparque da Amazônia, como a Trigona pallens, e as abelhas úruçu Melipona fulva, Melipona compressipes e a Melipona paraensis, as duas primeiras são ótimas ao manejo em colmeias racionais. Isso nos levou a implementarmos o Meliponário, com as primeiras colmeias oriundas de meliponários implementados no entorno do Bioparque da Amazônia, para em seguida implementarmos o sistema de produção de mel e explorarmos a sustentabilidade. Estas ações passam também pelo caráter empreendedor, com os valores atribuídos a biodiversidade dentro e no entorno do Bioparque da Amazônia. Enfatiza o biólogo Richardson Frazão.
Educação ambiental com as abelhas nativas no Bioparque da Amazônia
As primeiras oficinas de educação ambiental com a temática das abelhas nativas, para conservação dos polinizadores no Bioparque da Amazônia, foram realizadas com dois grupos de alunos do 5º ano da Escola Caetano Dias Tomaz. Estas oficinas seguirão no calendário de atividades, durante o período de funcionamento do Bioparque, mas também pretendemos envolver o entorno, ao incentivar a criação das abelhas nativas e instalação de abrigos para a conservação de outras espécies de polinizadores e das plantas do Bioparque da Amazônia.
Vacina de Mel das Abelhas Sem Ferrão no Bioparque da Amazônia
Durante a visita ao meliponário, as crianças receberam uma “Vacina de Mel” das mãos dos biólogos Richardson Frazão (Néctar) e Adriane Formigosa (Bioparque da Amazônia).
Os alunos degustaram o saboroso mel das florestas do Bioparque da Amazônia pela primeira vez.
“Esse mel é delicioso” Enfatizou a aluna.
“Eu não sabia que existiam abelhas sem ferrão, agora sei” Enfatizou o aluno
Abordagem didática
“Foi uma maneira de aprofundar com os alunos muitos tópicos que trabalhamos em sala de aula, como por exemplo a polinização das abelhas nas plantas e aqui eles puderam materializar esse conceito em uma vivência prática, muito interessante a abordagem do professor Frazão” Enfatizou o professor Marinho Pereira
Gestão Ambiental
“O Bioparque da Amazônia atende toda uma expectativa de implementarmos um modelo de gestão dessa área de 107 hectares de plena biodiversidade, para manutenção das áreas verdes de Macapá. E uma cidade como Macapá ganha um espaço cênico, seguro para atividades ao ar livre e de contemplação da natureza. Assim, buscamos formar uma nova geração de amapaenses, para não somente conhecer nossas belezas naturais, mas também gerar uma apropriação capaz de fortalecer a educação ambiental como agente de transformação social, ambiental e econômica em busca da sustentabilidade”. Enfatiza o diretor do Bioparque Richard Madureira.
“Essa é a nova visão que a prefeitura de Macapá, traz a partir do conceito do Bioparque da Amazônia, por ser um Parque de Biodiversidade e Serviços Ambientais da Amazônia para Macapá e o Estado do Amapá, este busca integrar a sociedade Amapaense com a educação ambiental e o uso de nossa biodiversidade, para a conservação do Meio Ambiente como as áreas de ressacas com foco na Sustentabilidade”. Enfatizou o prefeito de Macapá Clécio Luís
A abertura do Bioparque da Amazônia será dia 25 de outubro de 2019. Não percam!
Parcerias Institucionais
Agradecimentos
Aos pesquisadores Dr. Alexandre Jordão (Laboratório de Entomologia de Ecossistemas/IEPA), Dr. Salustiano Vilar-Neto (Centro de Pesquisas Aquáticas/IEPA), Dr. Orlando Tobias Silveira (Museu Goeldi), Dr. Arley Costa (UFF/RJ), Dr. José Júlio (PPGBio/UNIFAP), Dr. Lucio Campos (UFV), Dr. Grabriel Melo (UFPR), Dr. Fernando Silveira (UFMG), Dr. Paulo Nogueira-Neto (in memorian), Dr. Antonio Aguiar (UNB), a Dra. Daniele Parizzoto (UFPE) e a Dra. Vera Lucia Imperatriz-Fonseca (ITV/ICB/USP) pelas valiosas orientações e dicas aos estudos com as abelhas do Amapá. A equipe de técnicos do Bioparque da Amazônia nas pessoas de Richarde Lopes (Guarda-Parque), Nerivan da Silva (Guarda-parque), Patrícia Bezerra (Bióloga), Rosania Santos (Agente Ambiental), Charly Sanches (Chefe da Divisão de Zoologia), Adriene Formigosa (Diretora Técnica) e Richard Madureira (Diretor do Bioparque da Amazônia) e ao Prefeito de Macapá Clécio Luis pela sinergia ao trabalho com as abelhas nativas. Aos amigos meliponicultores Antônio Pedroso Monte, Rudyr Menezes, Didier da Costa, Elizeu Cirilo, Domingos Gomes, Yuri Nascimento e ao Fernando José de Oliveira. Para Sybelle Rúbia Machado Rabelo (super mãe dedicada) e as nossas filhas Ana Laura Rabelo Frazão e Maria Gabriela Rabelo Frazão (pela passagem de seus aniversários 29/09/2019 e 01/10/2019). Aos meus pais Vicente Frazão e Conceição Frazão. A meus irmãos na pessoa de Rosilene Frazão pelo seu aniversário (03/10/2019). E a minha querida avó Elzira Cardoso pela dedicação a vida.
Contato para visitas ao Bioparque da Amazônia
Adriane Formigosa – Diretora Técnica 981154230
Anexos Fotográficos
Você pode nos ajudar ao compartilhar nosso trabalho!
Muito Obrigado!
www.nectarconsultorianaamazonia.org
Maravilhoso ver avançar os estudos e trabalhos com as abelhas sem ferrão no Amapá. Parabéns, Richardson, por teu esforço em conseguir dar visibilidade a estes organismos tão importantes!
Obrigado professor Arley Costa! É fruto da sinergia com a sociedade sobre a importância desses maravilhosos insetos!Grande abraço!