Página inicial

A sociedade das abelhas com ferrão

 

Abelha Apis mellifera L.

As abelhas formam uma das sociedades biológicas mais perfeitas da natureza. A abelha mais conhecida é a da espécie Apis mellifera. O mel produzido por esses insetos é consumido pelas sociedades humanas a milhares de anos, ou seja, uma prática milenar. A estrutura organizacional desta espécie criada amplamente em todo mundo, é objeto de estudo da ciência.

Um pouco da biologia e ecologia da Apis mellifera

Esta espécie possui um aparelho de ferrão, inoculador de veneno. Este é uma estrutura de defesa, por onde o veneno denominado de Apitoxina é liberado. O veneno é capaz  de matar uma pessoa rapidamente, isso por que as abelhas realizam ataques em massa. Em função das ferroadas o veneno entra na corrente sanguínea, e  as reações são imediatas no sistema imunológico humano. Após realizar o ataque as abelhas perdem parte do abdômen, isso faz com que uma glândula que contem o veneno, libere uma substância química denominada de feromônio. Por isso as abelhas reagem em massa sobre o provável agressor, com ferroadas precisas. Mesmo Apicultores experientes necessitam de total segurança por meio de macacões para evitar ataques durante a colheita do mel.

Enquanto elemento da fauna estas abelhas realizam serviços ecológicos importantes, como a polinização de culturas comerciais a exemplo da laranja, a maçã etc. Ainda sim as perdas desses e de outros polinizadores no mundo vem ocasionando prejuízos na produção de frutos em função da Desordem de Colapso das Abelhas. Há indícios que o uso em excesso de agroquímicos, sejam os principais agentes de perda em massa das abelhas no mundo e seu desequilíbrio. A variedade que ocorre no território brasileiro é das mais agressivas  e adaptada ao clima tropical, em função de ser uma abelha exótica, ou seja introduzida em nossa fauna. Porém já esta bem adaptada nas regiões brasileiras. O nordeste é a região de maior produção de mel dessa espécie.

Já a Meliponicultura é a criação de abelhas indígenas sem ferrão. Caso você tenha interesse em criar abelhas dóceis e sem ferrão conheça nossa Grade de Cursos e Oficinas e faça uma formação em Meliponicultura conosco.